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sábado, 11 de setembro de 2010

Veja matéria publicada no site Quatro Rodas:


Amparado na experiência de
anos, José Leonardo Reichelt não hesita
em afirmar que descuidar da lubrificação
acarreta conseqüências
graves. Além de provocar o desgaste
acelerado, a fadiga e o superaquecimento
das peças do motor, com riscos
de travamento do sistema, a falta de
lubrificação ou a troca fora dos prazos
recomendados compromete a performance
do veículo e reduz a vida útil
do equipamento. “Tendo em vista
que a retífica de um motor custa de
R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00 e uma
semi-reforma, com troca de bronzinas,
kits, juntas e revisão de unidades
injetoras, em torno de R$ 8.000,00,
investir na manutenção preventiva
oferece uma relação custo-benefício
bem melhor”, finaliza José.

http://quatrorodas.abril.com.br/frota/reportagens/18_verde.shtml


lubrificantes

O mesmo se dá com o uso de lubrificantes que não atendem as especificações dos fabricantes de veículos, outra prática comum no mercado brasileiro. “Embora, no momento da compra, seja possível obter ganhos interessantes, o real prejuízo aparecerá mais a frente”, garante o gerente comercial de lubrificantes da Repsol YPF Brasil, Nilson Fernando Morsch. Victor Manuel Ferreira, coordenador técnico da Ipiranga, lembra que a cada ano os caminhões e ônibus incorporam avanços tecnológicos, visando a redução do consumo de combustível, maior potência e torque dos motores, menor emissão de poluentes e, principalmente, uma maior vida útil do equipamento.

Mas, para que tais objetivos sejam alcançados é importante seguir as orientações do plano de lubrificação, através da utilização dos lubrificantes corretos, do respeito aos períodos de troca, inclusive dos elementos filtrantes, fluidos de refrigeração, freioe por aí afora”, completa.

Custo-benefício - É o que faz a DM, dona de uma frota de 250 caminhões, que opera no transporte internacional entre Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. José Leonardo Reichelt, gerente de manutenção, conta que as revisões são realizadas em média a cada 30.000 km. Assim, se o veículo roda 10.000 km/mês, deverá fazer a revisão a cada três meses, o que resulta em quatro por ano. Os gastos com lubrificação alcançam entre R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 anuais e incluem a troca do óleo do motor, do diferencial e da caixa de marchas. A cada parada também é feita a substituição dos filtros do óleo lubrificante, do diesel, da transmissão ou diferencial e do ar, além do fluido da direção.

A extensa lista de serviços inclui, ainda, a limpeza do radiador e troca do aditivo, a regulagem de válvulas, sem contar o balanceamento, geometria e lubrificação dos cubos de roda. De quebra, a empresa também investe na análise regular do óleo, embora tal serviço, muitas vezes, faça parte do pacote de benefícios oferecido pelo distribuidor do lubrificante. Segundo o gerente, as análises contribuem para a eficácia do plano de lubrificação, ao possibilitar o diagnóstico de avarias nas peças, antecipando possíveis perdas.

Amparado na experiência de anos, José Leonardo Reichelt não hesita em afirmar que descuidar da lubrificaçãoacarreta conseqüências graves. Além de provocar o desgaste acelerado, a fadiga e o superaquecimento das peças do motor, com riscos de travamento do sistema, a falta de lubrificação ou a troca fora dos prazos recomendados compromete a performance do veículo e reduz a vida útil do equipamento. “Tendo em vista que a retífica de um motor custa de R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00 e uma semi-reforma, com troca de bronzinas, kits, juntas e revisão de unidades injetoras, em torno de R$ 8.000,00, investir na manutenção preventiva oferece uma relação custo-benefício bem melhor”, finaliza José.


Divulgação

No esforço de fidelizar o usuário, boa parte dos fabricantes de lubrificantes oferece cursos e palestras, além de uma completa assessoria técnica, voltados à lubrificação da frota de caminhões e ônibus. É o caso, por exemplo, da Castrol que disponibiliza o sistema Castrol Solutions, um pacote de soluções tecnológicas baseada na combinação dos produtos da marca com a utilização de um software próprio. Batizado de Castrol Otimizador de Frotas, o programa armazena o conhecimento de técnicos e engenheiros de campo, além de informações dos fabricantes de veículos e até frotistas, de diferentes especialidades e regimes de operação. Confrontado com dados de clientes da marca, o software personaliza o programa e apresenta os intervalos ideais para cada serviço e a economia proporcionada por quilometro rodado. Para completar, o pacote ainda inclui o Labcheck Plus, um sistema de monitoramento de óleo que analisa e compara a taxa de desgaste dos componentes mecânicos do motor e da transmissão, permitindo a emissão de relatórios gerenciais sobre a situação de cada veículo e da frota. O serviço está disponível para frotas de no mínimo 30 veículos, com idade máxima de até 15 anos




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