Andradas 1234, conj. 1601 Fone (51) 3228 63 82 PoA - RS

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DM: Reciclagem com responsabilidade

A maioria das empresas do setor logístico que implantaram um sistema de reciclagem comercializa os produtos resultantes desse processo. A transportadora gaúcha DM resolveu dar um passo além: desde 2004, prefere abrir mão do dinheiro que poderia obter com a venda e só repassa os produtos reciclados a empresas que se comprometam a dar um destino final também ecologicamente correto.
Isso estimula os funcionários a colaborar mais ativamente para ampliar as ações "verdes". Afinal, com esse gesto, a companhia demonstra que seu interesse não é obter um retorno financeiro, mas sim contribuir para deixar o meio ambiente mais limpo. "Sucateamos cerca de 100 pneus ao mês. Antes nós vendíamos esse material para um sucateiro, que, em seguida, os revendia para rodar mais. Não fazia sentido aceitarmos tal coisa se, no nosso ponto de vista, aquele pneu era inservível", diz José Leonardo Reichelt, gerente de manutenção da transportadora, localizada em Eldorado do Sul, nas proximidades de Porto Alegre. "Sem contar que os pneus não vendidos acabavam queimados ou jogados no meio ambiente, causando um passivo ambiental desastroso."
Atualmente, esses pneus são doados a uma empresa que os usa para fazer diversos outros produtos, como borracha moída para asfalto e solados para calçados. O mesmo cuidado com a destinação dos produtos reciclados também foi adotado em relação às outras "sucatas" da transportadora, em especial óleos, lâmpadas, filtros e panos contaminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário